Blog “Dr. Silva Mello” Guarapari-ES: Carta que um aluno enviou pra SEDU

Interdição - Polivalente

A Gazeta

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/02/769812-giro+capixaba.html

"Guarapari"

Polivalente funcionará em outro localOs 1,2 mil alunos da Escola Estadual Dr. Silva Mello, conhecida como Polivalente, no bairro Itapebussu, em Guarapari, passarão a estudar em um outro prédio, a 2km de distância. A unidade foi fechada por problemas na estrutura, que colocavam em risco a integridade física de estudantes e professores. O Ministério Público Estadual (MPES) entrou com uma ação civil pública, em dezembro, pedindo a interdição do local. Mas, antes que a ação fosse julgada, a própria Secretaria Estadual de Educação (Sedu) fechou a escola para reforma e alugou um novo prédio, por dois anos. As aulas - que deviam ter começado na última segunda-feira - só serão retomadas no próximo dia 14, e as horas perdidas serão repostas durante a semana, no contraturno e em um sábado. O Polivalente será totalmente reconstruído, com previsão de custo de R$ 8 milhões, mas não há previsão para início das obras.

sábado, 22 de maio de 2010

Carta que um aluno enviou pra SEDU

A carta do aluno está pedindo para a SEDU tomar providências em relação às melhorias para a escola onde todos possam estudar dignamente.



A DIREÇÃO DA ESCOLA APÓS SABER DA CARTA DESSE ALUNO SOLICITOU A PRESENÇA DOS PAIS



Carta de outro aluno para a SEDU






Se apenas metade da Escola fosse como esses alunos, que se recusam a serem manipulados pela direção da escola, a rede pública de ensino poderia dar um grande salto de qualidade.

Resta comentar a omissão da Secretaria da Educação, que recebeu a carta e deu o calado por resposta
As autoridades da educação só dão importância para alunos, quando tem projetos bonitos que elevam o nome da “CASTA SUPERIOR” ou em época de eleições.
As autoridades não gostam de alunos conscientes e participativos nas escolas: preferem "vaquinhas de presépio" que compactuam com todos os abusos.


Viva a Liberdade de Expressão!!
Só é digno da liberdade, como da vida, aquele que se empenha em conquistá-la."



Deixo aqui uma pergunta em aberto:
Coação, intimidação e incitação à intriga entre as pessoas é um ato criminoso?




Para os governantes refletirem:

" Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, sem livros didaticos, sem carteiras, sem segurança, sem esporte, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
(Carlos Drummond de Andrade)

Profª Gina de Paula

15 comentários:

Anônimo disse...

Essa carta... não sei nem o que comentar, mas o que tem que ser dito tem que ser dito. SandroWS

Anônimo disse...

Não é só o CONTEÚDO DO PORTUGUÊS do aluno que nos assusta e sim uma série de fatores que há anos vem sendo um DESCASO NESSA ESCOLA pelos dirigentes responsáveis. Impressionante é a reclamação dos alunos quanto a temperatura das salas de aulas, super calor e nos dias de chuva, muita água ate dentro das salas... Muito complicado e difícil os alunos se concentrarem com certas situações, pois com total falta de carteiras (Claro, em épocas de eleições, aparecem carros transportando as carteiras da escola para ONGS), quadros nas salas destruídos, ventiladores quebrados, quadras esportivas interditadas, transporte deficiente e falta de livros didáticos, que são apenas as coisas mais básicas para qualquer tipo de educação. Olhando o resultado do PAEBES da Escola Dr. Silva Mello, vejo que nestas condições de ensino a tendência é piorar cada dia que passa. Pai de aluna que estuda de manhã.

Anônimo disse...

Ficamos estarrecidos com a atitude relatada desse estudante.
Depois as pessoas ainda reclamam que os jovens não gostam de ler e escrever. Porque será? Sou mãe e estou cansada de ver a falta de respeito que impera dentro desta escola. Inclusive é bom falar que existe uma lei federal (Lei 8.069) que garante no caso da criança e do adolescente o *direito de ser respeitado pelos seus educadores*. No mínimo esperamos um bom exemplo das pessoas encarregadas da educação dos nossos filhos e não atitudes como as descritas. Sônia

Anônimo disse...

Esse DIRECTOR, tá mais pra Hugo Chaves que pra diretor. Toda instituição tem um "regimento" que cita os deveres e as obrigações de alunos e de professores, sugiro que você busque isso junto à coordenação da sua escola, é muito importante que você tenha apoio dos colegas de sala.
Seria interessante fazer um abaixo assinado e entregar uma cópia autenticada para a Secretaria de Educação, se eles não fizerem nada, sempre tem alguém acima, no caso Ministério Público.
Aluno tem direito e o que o ditador esta fazendo cabe um processo judicial, é crime sim. Ande sempre com um gravador de áudio e grave os absurdos que ele fala você pode precisar mais tarde.
Resolva este assunto à moda chinesa, vá fazer a reclamação, mas vá com toda a sala junto se possível, o MP resolve tudo rápido quando a massa entra em ação.
Estudo na UFPR e fiz isso, incitei 100 alunos a irem comigo ao MP por um motivo parecido com o seu e na semana seguinte o diretor tava calminho, calminho e rapidinho resolveram o problema da faculdade. Simon Tavarez

Anônimo disse...

A Internet é ótima, agora podemos ver que os casos de corrupção, crueldade e incompetência não são isolados, pelo contrário acontecem na grande maioria das nossas escolas públicas. Parabéns a iniciativa do aluno. Zezé

Anônimo disse...

estou totalmente a favor desse aluno...se ele reclama razoes ele tem...e com certeza muitos como eu gostariam de ter feito o mesmo...esta carta ,diz tudo o que realmente se passa naquele colegio.E o que todos os dias chegamos em casa e reclamamos com nossos pais que estamos cansados de tanto descaso com a nossa escola..sei q agora estamos falando do Drº silva mello,mas nao e so nos que passamos por isso dentro da rede estadual....espero que com essa iniciatiava algum dia aconteça um retorno positivo.. e que esses alunos sejam lembrados como :"ESSE BOTOU A CARA A TAPA"....>>NINAH.MAIRA<<

Anônimo disse...

depois de tudo que foi dito, so me basta concorda plenamente com esse aluno.POis so nos sabemos o que passamos aqui...Como ja me disseram um dia "aqui ta pior que o inferno,nem o kpta..quis ficar(muito calor)"...isso e uma grande verdade.. o calor e o que mas pertuba os alunos em sala de aula..eles nao conseguem ficar quietos assim tumutuam toda a turma..e se e pra falar sobre a administraçao da escola..rsrsrs....temos que rir ne...acho sim o Andersson seria um otimo pedagogo..mas acho que a direçao esta em maos erradas,,ou pelo menos a pessoa que a tem em maos nao sabe utilizar de forma correta..nao somos uma escolinha do pre,em que se chega conversa (as vezes),dar uma ocorrencia e tudo esta certo...nao!...so estamos calados para nao nos prejudicarmos no colegio...com expulçoes e ocorrencias desecessarias..ja que nao podemos nos expressar e nem revindicar nossos direitos..La se fala tanto em DEMOCRACIA...onde ela esta?...porque la ela passou longe..nos cobra tanto o RESPEITO!...e nos derrespeita todos os dias nos deixando nessas condiçoes sempre..nao temos festas como em outras escolas,as vezes temos comemoraçoes,mas obvio do jeito do nosso querido diretor...nao acho que a escola nao presta ou que os professores nao sao capacitados para seus cargos...alias estao todos de parabens ....mas o "REI SUPREMO"...so diz que esta tentando nos ajudar , mas nao vejo isso pois nao e de hoje que falamos sobre nossos problemas no local..sera que um dia havera soluçao..e finalmente seremos ouvidos?...
Espero que sim...
P.S:Ocorre um abuso de poder muito grande da parte da direçao...que tenta coagir alunos...
by:MAIRA

Anônimo disse...

Ele está mais que certo em mandar está carta pra SEDU, mais acho que ele deveria pedi mais ajuda com outros alunos derrepente, até poderia conseguir mais assinaturas ai seria melhor.
Eu penso assim!

Wendel disse...

Amigos(as)Estou seguindo a situação da escola que passei os melhores momentos de minha juventude.Cheguei lá em 1999 uma escola ótima com um ambiente familiar.Hoje vejo as divergencias entre quem quer o BEM (DE QUEM AMA A ESCOLA)X PODER(ONDE O OBJETIVO É DEFENDER OS PADRINHOS)Que absurdo depois de quase 5 anos fora da escola esta vendo essas coisas!!!Vamos defender as os interesses ...mas a coletividade faz bem para a alma!!!

wendel disse...

DEMOCRACIA!!!


Esse diretor caiu de paraquedas!!!Ele não gosta de democracia...ele fez te tudo para me tirar do conselho de escola quando eu fazia parte...agora diretor a sua farça de bom gestor caiu...estamos vendo a sua capacidade de gestor...a sua maneira que faz si manter no poder...hoje posso usar esse blog para as pessoas conhecerem sua pessima qualidade de articular e calar as pessoas...fazia intriga minha ...com outros membros...para me desarticular ae dentro do polivalente...ae vc conseguiu para aqui...JAMAIS!!!Só quando eu morrer!!!

Anônimo disse...

Todos alunos devem se manifestar!!!Pois a sala do diretor tem AR CONDICIONADO...e a sua tem?...Acredito que não pelas fotos vejo muito fio desencapado!!!Abraços diretor!!!

Wendel disse...

Gente quando fazia parte do conselho de escola do Polivalente...e fui desarticulado pelo diretor...fazendo intrigas minha com outros membros...gostava muito de fazer oficios e falar(cobrar)Vamos ver si existi oficios da administração escolar para SEDU...reivindicando melhorias!!!Porque desde de 2006 vejo promessas de reforma...ate hoje nada!!!

Wendel disse...

Diretor quem fala a verdade merece castigoo?!?!

São os sentimentos de abandono que os alunos estão sentindo!!!

Chamar os responsaveis de alunos que já direito a voto na escola...pq o mesmo esta reivindicando seus direitos..."direitos e deveres" o cidadão ainda tem....QUEM GANHA GRATIFICAÇÃO PARA O CARGO DE DIRETOR É O SENHOR...

Anônimo disse...

Isso foii uma atitude excelente do aluno. reclamar da escola, administraão e tbm do estado dela ne.Pelo amor de Deus
quem consegue estudar assim?

Someone disse...

A unica coisa que o diretor faz e impedir a liberdade de expressão e camar menininhas de "burra" por entrar numa quadra que por sinal não e menos segura que as salas de aula.